Negacionismo e doutrinação. Não pense, filho!

Autores

  • Silvia Noemí Barco

Palavras-chave:

Negacionismo, doutrinação, memória, direitos humanos, subjetividades

Resumo

Este artigo analisa o negacionismo como discurso e estratégia da extrema direita no governo nacional, interpretando-o como uma política de negação, relativização e/ou justificação dos crimes contra a humanidade cometidos pela ditadura civil-militar de 1976-1983.
Apresenta as ideias e estratégias argumentativas que configuram o negacionismo e suas consequências em relação à erosão da ordem democrática, ao retrocesso dos direitos humanos e à quebra do consenso antiditatorial, atacando o paradigma do "Lembrar para Nunca Repetir".
Caracteriza os discursos da Memória Completa, expressão do caso extremo de justificação e reivindicação de ações genocidas, e suas propostas para o "ensino dos direitos humanos". Discute a relação entre negacionismo e acusações de "doutrinação docente", avanços em uma política de regulamentação do tipo de conhecimento a ser proibido nas escolas públicas. Deposita a esperança na continuidade do ensino por meio de práticas de memória como práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Noemí Barco

Universidad Nacional del Comahue, Argentina.

Referências

Adorno, T. (1973). Consignas, pp. 80-95. Buenos Aires: Amorrortu editores.

Apple, M. (1997). Teoría Crítica y Educación. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores.

Balé, C. (2024). Módulo 3: Las derechas y los derechos humanos. Entre lo local y lo global. Curso virtual: Las derechas contemporáneas en América latina: las perspectivas históricas, procesos socio-culturales y disputas memoriales. Núcleo de Estudios sobre Memoria. CIS-CONICET/IDES-UNTREF.

Dubet, F. (2023). La época de las pasiones tristes. De cómo este mundo desigual lleva a la frustración y el resentimiento y desalienta la lucha por una sociedad mejor. Buenos Aires: Siglo XXI editores.

Fraser, N. (2023). Capitalismo Caníbal. Qué hacer con este sistema que devora la democracia y el planeta y hasta pone en peligro su propia existencia. Buenos Aires: Siglo XXI editores.

Friedman, M. y R. (1993). Libertad de elegir. España: Planeta-Agostini.

Gago, V. (2014). La razón neoliberal. Economías barrocas y pragmática popular. Buenos Aires: Tinta Limón.

Illouz, E. (2023). La vida emocional del populismo. Cómo el miedo, el asco, el resentimiento y el amor socavan la democracia. Buenos Aires: Katz.

Jelin, E. (2017). La lucha por el pasado cómo construimos la memoria social. Argentina: Siglo XXI editores.

Joffily, M. y Ramallo, W. (2024). Distorcionismo: uma nova categoría da análise para o campo de batalla da historia no século XXI. Tempo, 30(1), pp. 1-20. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/tem/a/drq.N6hrmpt4PP3nckRCwwFg/?lang=pt

Lvovich, D. y Grinchpun, M. (2022). Banalización, relativización, negacionismo. Un escenario en los campos de batalla por la memoria del pasado argentino reciente. Contenciosa, 12(20), pp. 1-14. Recuperado de: https://doi.org/10.14409/rc.10.12.e0014

Ministerio de Justicia y DDHH de la Nación. (2022). Repertorios: perspectivas y debates en clave de Derechos Humanos 1 Negacionismo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Nun, J. (2015). El sentido común y la política. Escritos teóricos y prácticos. Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Przeworski, A. (2022). Las crisis de la Democracia. ¿adónde pueden llevarnos el desgaste institucional y la polarización? Argentina: Siglo XXI editores.

Ruiz, G. (2024). Recomposición libertaria y derecho a la educación. Espacios en Blanco, VOL.2, Núm. 34.

Salvi, V. (2024). Módulo 2, Las derechas y los debates públicos sobre pasados violentos en contextos de polarización política, Curso virtual: Las derechas contemporáneas en América latina: las perspectivas históricas, procesos socio-culturales y disputas memoriales. Núcleo de Estudios sobre Memoria. CIS-CONICET/IDES-UNTREF.

Salvi, V. y Messina, L. (2023). Reconfiguraciones memoriales sobre el terrorismo de Estado durante los años de ascenso de las derechas en Argentina (2008-2019). Política y Sociedad, 61(1), pp. 1-15. Recuperado de: https://doi.org/10.5209/poso.85482

Todorov, T. (2000). Los abusos de la memoria. Buenos Aires: Paidós.

Referencias fuentes periodísticas regionales

Redacción ADN. (09/04/2025). En la educación rionegrina “hay manipulación ideológica”. Agencia provincial de noticias. Recuperado de: https://www.adnrionegro.com.ar/2025/04/en-la-educacion-rionegrina-hay-manipulacion-ideologica/

Redacción Cadena 3. (17/04/25). Acusan a docentes de una escuela por adoctrinamiento y manipulación ideológica. Diario digital Cadena 3 Argentina. Recuperado de: https://www.cadena3.com/noticia/radioinforme-3/acusan-a-docentes-de-una-escuela-por-adoctrinamiento-y-manipulacion-ideologica_415852

Redacción LM Cipolletti. (01/04/2025). Denuncian adoctrinamiento en escuela de Río Negro y el gremio docente responde. Diario digital LM Cipolletti. Recuperado de: https://www.lmcipolletti.com/provincia/denuncian-adoctrinamiento-escuela-rio-negro-y-el-gremio-docente-responde-n1183587

Torres, A. (10/04/2025). Villaverde acusa a la ministra de educación de río negro de tener prácticas de adoctrinamiento político. Dar la Nota. Recuperado de: https://www.darlanota.com.ar/2025/04/10/villaverde-acuso-a-la-ministra-de-educacion-de-rio-negro-de-tener-practicas-de-adoctrinamiento-politico/

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Barco, S. N. (2025). Negacionismo e doutrinação. Não pense, filho!. Reseñas De Enseñanza De La Historia, (26), 66–82. Recuperado de https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/6351

Edição

Seção

DOSSIER

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.