Humanismos digitais e história digital: contexto e desafios na formação docente

Conteúdo do artigo principal

Adriana García

Resumo

Uma das questões que mais afeta o ensino, o aprendizado, a investigação e a extensão crítica da história é o impacto das tecnologias digitais que implica a redefinição do campo da história dentro dos chamados “humanismos digitais” que podem definir como um campo transdisciplinar que atravessa as fronteiras de cada ciência mercantil as ferramentas informáticas. É aqui que encontramos a história digital. Com este marco nos questionamos, valorizando as inquietações docentes da província de Mendoza, qual é o contexto que fratura nossos marcos analíticos e analógicos e, se esta obturação nos puder levar a outra forma de pensar e praticar a história. É hoje o giro digital, e é na “história digital” o centro de discussão nos grupos de professores do ensino da história? Se sabemos que o giro digital é uma realidade cotidiana, você pode afetar o aprendizado, o aprendizado e a investigação?; ou estamos hoje em uma etapa de transição onde antes da mistura do analógico e do digital?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
García, A. (2024). Humanismos digitais e história digital: contexto e desafios na formação docente. Reseñas De Enseñanza De La Historia, (25), 100–117. Recuperado de https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/5572
Seção
DOSSIER

Referências

Andrade, G. y León, L. (2022). Propuestas pedagógicas de archivos históricos digitales. Reseñas de la Enseñanza de la Historia, (21), pp. 27-42. Recuperado de: https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/4369

Cohen, D.J. y Scheinfeldt, T. (2013). Hackear la academia: nuevos enfoques para el aprendizaje y la enseñanza desde las humanidades digitales. Recuperado de: https://doi.org/10.3998/dh.12172434.0001.001

Cohen, D.J., Frisch, M., Gallagher, P., Mintz, S., Sword, K., Taylor Murrell, A., Thomas, III W.G. y Turkel, W.J. (2008). Interchange: The Promise of Digital History. The Journal of American History 95(2), pp. 452-491. Recuperado de: https://doi.org/10.2307/25095630

Fisher, M. (2016). Realismo capitalista. ¿No hay alternativa? Caja Negra.

Freire, P. y Faundez, A. (2013). Por una pedagogía de la pregunta. Critica a una educación basada en respuestas a preguntas inexistentes. Siglo XXI Editores.

Frigerio, G. (2010). Curioseando (saberes e ignorancias). En Frigerio, G. y Diker, G. (comp.) Educar: saberes alterados. Del Estante Editorial; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, CLACSO.

Funes, A.G. (2011). La enseñanza de la historia y los problemas sociopolíticos: de la historia reciente al futuro. En Pagés, J. y Santisteban, A. Les ques-tions socialment vives i l‟ensenyament de les ciencies socials. Documents 97. UAB.

García, A.A. (2021). Del presente al pasado. Introducción a los fundamentos de la Historia y la Historiografía. Revista De Historia Universal, (23), pp. 39-83. Recuperado de: https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/revhistuniv/article/view/4652

García, A.A. (2022). Atreverse a pensar. Del “pensar teórico” al “pensar epistémico”. Veredas da História, v. 15, n. 1, pp. 21-47. Recuperado de: https://periodicos.ufba.br/index.php/rvh/article/view/51566/29504

García, A.A. (2023). Pasado, presente y futuro en el hábitat social compartido: tres narraciones para “alterar” nuestros saberes. En Bernatené, S. y Steiman, J. Tomar la palabra. Educación en disputa. UNSAM EDITA.

Garriga, M.C., Pappier, V., Cuesta, V., Linare, C. & Rocha, M. (2023). Para qué enseñar historia en tiempos de emergencia sanitaria y virtualización de la educación. Nuevas respuestas a una vieja pregunta. Reseñas De Enseñanza De La Historia, (22), pp. 138-153. Recuperado de: https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/4711

González Martínez, J. (2022). El humanismo digital. En Llorens Largo, F. y López-Meseguer, R. (Coord.) Transformación digital de las universidades. Hacia un futuro postpandemia. Madrid: Universidad Internacional de La Rioja. Recuperado de: https://www.unir.net/wp-content/uploads/2022/04/CUADERNO-TRABAJO-12-ST.XXI_.pdf

Gortari, J. (2023). Educación universitaria pública: derecho, compromiso y ciudadanía. En Bernatené, S. y Steiman, J. Tomar la palabra. Educación en disputa. UNSAM EDITA.

Hartog, F. (2007). Regímenes de historicidad. Universidad Iberoamerricana.

Martínez, M. y Sharman, I. (2022). La Imprevisibilidad de la técnica. UNR Edita.

Morin, E. (1999). La cabeza bien puesta. Repensar la reforma. Reformar el pensamiento. Ediciones Nueva Visión.

Puiggrós, A. (2019). La escuela, plataforma de la patria. UNIPE: Editorial Universitaria; Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO.

Quiroga, N. (2021). Interpretación histórica y objetos digitales: consideraciones a partir de ejemplos concretos Vegueta. Anuario de la Facultad de Geografía e Historia 22(1), pp. 39-55. Recuperado de: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/187942

Quiroga, N. (2022). Temas y problemáticas de la historia digital en Argentina. Anuario Nº 37, Escuela de Historia Facultad de Humanidades y Artes (Universidad Nacional de Rosario). Recuperado de: https://anuariodehistoria.unr.edu.ar/index.php/Anuario/article/view/378/454

Samsó, M.F. (2023). Nuevas Narrativas en el siglo XXI. En García, A.A. y Naciff, N. (Comp.). La historia bajo la lupa. Problemáticas culturales emergentes, pp. 147-173. Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo.

Seefeldt, D. y Thomas, W. (2009). ¿Qué es la historia digital? Perspectives on History. Intersections history and new media. Recuperado de: https://www.historians.org/perspectives-article/what-is-digital-history-may-2009/

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.