Formação de professores para a educação inclusiva: abordando aniversários em uma escola especial abordando aniversários em uma escola especial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Da área de formação docente de professores de História da Universidade Nacional de Río Cuarto, foi proposta uma experiência de Prática Sócio-comunitária em uma instituição de ensino da modalidade especial da cidade de Río Cuarto. Propôs-se repensar os aniversários escolares a partir de abordagens significativas e, ao mesmo tempo, acessíveis através do trabalho colaborativo com outros professores universitários, como Geografia e Educação Especial.
Essa experiência permitiu aos alunos do ensino de História pensarem sobre seu papel docente, bem como abordarem a organização escolar, o uso dos espaços, as práticas de trabalho docente e os vínculos que sustentam a comunidade escolar da escola especial.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Reseñas de Enseñanza de la Historia distribuye sus contenidos bajo la licencia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Usted es libre de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Referências
Achilli, E. (2005). Investigar en Antropología Social. Los desafíos de transmitir un oficio. Laborde Editor.
Carretero, M. y Krieger M. (2010). Enseñanza de la historia e identidad nacional a través de las efemérides escolares. En: Carretero, M. y Castorina, J.A. La construcción del conocimiento Histórico. Enseñanza, narración e identidades (pp. 55-76). Paidós.
Cerletti, L. (2017). Antropología y Educación en Argentina: de condiciones de posibilidad, preocupaciones en común y nuevas apuestas. Horizontes Antropológicos, 49, pp.123-148.
Consejo Federal de Educación Argentino (2011). Resolución N° 155. Recuperado de: https://normasnacionales.files.wordpress.com/2012/01/00-r-cfe-0155-11-educacion-especial.pdf
Pastor, C., Sánchez Serrano, J.M. y Zubillaga del Río, A. (2018). DUA Diseño Universal para el Aprendizaje. Documento adaptado a la versión 2018. Edelvives.
Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.
Siede, I. (2007). La educación política: Ensayos sobre ética y ciudadanía en la escuela. Paidós.
Siede, I. (2010b). Entrevista a Isabelino Siede. 12(ntes) Digital para el día a día en la escuela. Número 8 año 2, pp. 6-7. Recuperado de: https://issuu.com/riovictoria/docs/12ntes_digital-8
Siede, I. (Coord.) (2010a). Ciencias Sociales en la escuela. Criterios y propuestas para la enseñanza. Aique.
Yuni, J. y Urbano, C. (2005). Mapas y Herramientas para conocer la escuela. Investigación etnográfica e investigación acción. Brujas